Uma palavra sobre dependência emocional.

correntesTenho visto pessoas escreverem coisas sobre “Dependência Emocional” e temo que acabem generalizando um comportamento, maus hábitos, com uma patologia ou até mesmo banalizando tal doença que em alguns casos deve receber tratamento a base de medicamentos fortes.

Que é a Dependência Emocional?

A dependência emocional ocorre quando alguém considera e presença e o cuidado contínuos de outra pessoa essenciais para sua segurança pessoal. Esse cuidado pode se manifestar de diversas forma, como atenção, disposição para ouvir, admiração, conselhos, apoio e tempo passado juntos.

Apesar de, a principio, parecerem maravilhosos, os relacionamento em que ocorre a dependência emocional, levam a um cativeiro maior do que a maioria das pessoas consegue imaginar. Quer haja envolvimento físico, quer não, o pecado acontece quando uma amizade se transforma em um relacionamento de dependência emocional. Apesar disso, todos temos necessidade profunda, colocada em nós pelo próprio Deus, de amizades onde exista intimidade. Sendo assim, como saber se estamos satisfazendo nossas necessidades de forma legítima? Há alguma forma de se reconhecer quando a linha divisória entre a amizade e a dependência emocional foi ultrapassada?

Para estabelecer a diferença entre a interdependência normal, que ocorre em relacionamentos saudáveis, e a dependência doentia, analisemos alguns sinais. Provavelmente a dependência emocional está tomando forma quando qualquer dos envolvidos no relacionamento:

* sente ciúmes com freqüência, é possessivo, deseja exclusividade e enxerga as outras pessoas como uma ameaça ao relacionamento;

* prefere passar todo o tempo sozinho com o amigo(a) / namorado(a) e fica frustrado quando não consegue;

* demonstra raiva irracional ou fica deprimido quando o outro se afasta um pouco;

* perde o interesse em outras amizades;

* abriga sentimentos românticos ou sexuais sobre a outra pessoa, que o levam a fantasias;

* torna-se preocupado com a aparência, personalidade, problemas e interesses do outro;

* recusa-se a fazer qualquer plano a curto ou a longo prazo, que não inclua a outra pessoa;

* não consegue enxergar, com realismo, os erros do outro;

* demonstra afeição física que vai além do que é apropriado em uma amizade / namoro;

* se refere freqüentemente ao outro em qualquer conversa, sente-se livre para falar por ele(a);

* demonstra intimidade e familiaridade com seu amigo(a) / namorado(a) em um nível que leva os outros a sentirem-se desconfortável ou embaraçados na presença deles;

Há algumas diferenças significativas nas amizades saudáveis, que são livres e generosas. Os amigos sentem-se ansiosos para incluir outras pessoas em suas atividades. Ficam os dois felizes quando um deles faz amizade com outra pessoa. Em um bom relacionamento, nosso desejo é ver o outro se desenvolver, atingir seu potencial máximo e adquirir novos interesses e novas habilidades. Em relações assim, o que nossos amigos fazem e dizem nos afeta, mas nossas reações são equilibradas.

Por outro lado, os relacionamentos de dependência crescem para dentro de si mesmos, criando assim estagnação dos dois participantes e limitando o crescimento pessoal de cada um deles. Um simples comentário do amigo pode nos mandar ao ponto máximo do êxtase ou nos lançar nas profundezas dos sofrimento. É normal nos entristecermos e enfrentarmos algum sentimento de perda, quando um amigo(a) / namorado (a) se afasta de nós, mas, quando um dos participantes de um relacionamento de dependência se afasta, o outro cai preso na angústia, no pânico e no desespero. Enquanto que a amizade saudável é cheia de alegria e nos eleva, a dependência emocional resulta em cativeiro.

 

Qualquer duvidas que tiverem sobre o assunto e como sair desse quadro, fiquem a vontade para me perguntar.

Pastor Assistente da Comunidade Hebrom desde 2006, atuante na área de formação do caráter cristão, pratica de hábitos sadios e bíblicos, como também no abandono de valores, tendencias e praticas fora da vontade de Deus.