Palmeiras apresenta equipe de basquete para a próxima temporada

Nesta terça-feira (2), o Palmeiras apresentou sua equipe de basquete para a temporada 2012-2013. Todos os atletas do elenco e o técnico Ênio Vecchi, recém-contratado, estiveram presentes na Academia de Futebol, onde foram apresentados pelo presidente Paulo Nobre e pelo diretor-executivo José Carlos Brunoro.

O clima na apresentação era de felicidade e alívio, pois por muito pouco o Palmeiras não encerrou as atividades do basquete após o fim do último NBB. De acordo com Paulo Nobre, a modalidade só sobreviveu graças ao patrocínio da Meltex, empresa que gerencia a rede de lojas do clube.

“Nós estamos em um processo de reestruturação, então o basquete teria terminado caso não tivesse surgido a Meltex. Ela surgiu nos últimos segundos da prorrogação, foi maravilhoso. Nós estamos satisfeitos em mais um ano termos um basquete mais estruturado e na parte diretiva estamos muito satisfeitos, não só com a Meltex estando conosco em mais essa empreitada, mas como em todo o trabalho desenvolvido pela parte técnica do basquete. O Palmeiras hoje tem um time que orgulha muito o seu torcedor”.

Fábio Menotti/Divulgação
Fábio Menotti/Divulgação

O Palmeiras viveu momentos distintos na temporada que 2012-2013. Após um primeiro turno de NBB muito ruim, onde só conseguiu duas vitórias, o Verdão conseguiu uma recuperação espetacular na segunda parte do campeonato, onde venceu todas as partidas em casa. O pivô Thiagão, um dos jogadores mais experientes do time e remanescente da última temporada, falou sobre o momento que a equipe viveu durante a competição.

“Todo mundo estava falando que o nosso time ia cair, mas os jogadores se uniram para que isso não acontecesse. O resultado foi que tivemos a terceira melhor campanha do segundo turno e conseguimos um feito que nenhuma equipe do NBB tinha conseguido, que foi vencer todos os jogos do segundo turno em casa. Faltaram duas vitórias para a gente se classificar, mas tudo foi um aprendizado para esse ano. Acredito que a troca de técnico dificultou bastante, porque demorou para que a filosofia do Arturo (ex-técnico) fosse implantada. Mas não foi só isso, a troca de jogadores também. Saíram quatro jogadores que eram titulares da nossa equipe e que eram muito importantes. Além disso, vieram dois americanos novos e isso dificultou o ritmo de jogo, tivemos que nos conhecer para poder jogar e formar uma equipe. Você não monta uma equipe da noite para o dia.

Além de Thiagão, permanecem na equipe o pivô Marcão, o ala Guto e os norte-americanos Caleb Brow, Tyrone Curnell e Wiggins. O Palmeiras se reforçou com o armador Thyago Aleo, ex-Joinville, o ala-armador Neto, ex-Liga Sorocabana, e o pivô Átila Santos, que estava no basquete europeu.

Palmeiras apresenta seu elenco
Palmeiras apresenta seu elenco

O armador Thyago Aleo comemorou o fato de atuar mais uma vez sob o comando de Ênio Vecchi. Além do Palmeiras, os dois se cruzaram em Londrina e no próprio Joinville, na última temporada.

“É muito gratificante. Eu passei com ele (Ênio) em Londrina, na época ele não me conhecia muito, eu era juvenil, tive oportunidade e consegui mostrar um pouco do meu jogo. Em Joinville foi confiança total e aí ele quis me trazer para o Palmeiras. Eu sou grato a ele pelas oportunidades e quero mostrar mais ainda”.

O ex-armador do Joinville encara com naturalidade a disputa por posição na armação da equipe. Thyago terá a concorrência do norte-americano Caleb Brow e do também recém-chegado Neto.

“Eu estou aqui para ajudar. Se precisar que eu jogue na posição 2, vou procurar estar organizando o time como se eu fosse o 1. Acho que a gente vai revezar nessas funções e isso só acrescenta a qualidade do time, é mais gente para levar a bola e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”.

O ala-armador Neto falou sobre o desafio de defender a equipe do Palmeiras e comentou sobre o seu desempenho na Liga Sorocabana, onde ajudou a equipe do interior paulista a se classificar para os playoffs do NBB 5.

“Estou encarando essa oportunidade com bons olhos. O Palmeiras tem uma representatividade muito grande, o elenco que foi montado é excelente e o Ênio vai poder brincar um pouco na rodagem da equipe. A minha passagem por Sorocaba foi muito boa, foi um crescimento muito grande, eu passei grande parte da temporada dentro de quadra treinando, o que para os jogadores é excelente. Foi um degrau que eu superei e hoje estou colhendo alguns frutos, mas não estou querendo parar por aqui. Temos que trilhar o caminho para o Campeonato Paulista, que é o primeiro objetivo do Palmeiras na temporada.

 

One thought on “Palmeiras apresenta equipe de basquete para a próxima temporada

Comments are closed.