Deprecuca Mode On

Por Danilo Cândido

Eu acho que já era. O Atlético Mineiro perdeu ontem para os Novos Velhos Meninos o Newell’s Old Boys por 2 a 0 no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, pela partida de ida da semifinal da Libertadores. Muito se fala de que o Galo é o melhor time do Brasil, que o ataque encanta, que Ronaldinho é gênio, Bernard revelação, Jô sensação e que “caiu no Horto tá morto”. Mas eu acho que já era.

Libertadores é complicado. Não existe essa história de goleada em fase final. É raríssimo. Geralmente são goleados times que não tem experiência. O Atlético não tem experiência, pegou time cascudo, jogadores rodados, bons, malandros. O Galo é melhor que o Newell’s? É. Isso é suficiente em Libertadores? Não. Na Libertadores não é assim de “tenho um timaço e conquisto sem pestanejar”. Não acredito que existam na Argentina lendas como “caiu no Bielsão ficou com hipertensão”, “caiu na cidade do Messi virou Lassie”…

blogesquemadejogo
blogesquemadejogo

Quantas vezes vimos timaços do Corinthians e do Fluminense levarem ferro na referida Copa? Quantas vezes vimos times com muita experiência na competição como Grêmio, São Paulo ou Santos rodar? É complicado. Pra mim, esse negócio do Atlético precisar vencer por 3 a 0, 4 a 1 ou 2 a 0 e bater nos pênaltis porque tem um timaço e joga no Independência não basta.

Quantos anos também o Newell’s demorou pra “voltar a ser grande” e ficou apanhando na Libertadores? Pra ganhar a tal Libertadores, o time precisa se acostumar a disputá-la ou ser um aborto da natureza, tipo Once Caldas, coisa que o Galo não é.

Mas por que o Galo vem pipocando nas últimas rodadas da Libertadores? Jogou mal contra o Tijuana duas vezes e só não caiu porque o Victor fez um milagre. Pra mim, além da falta de experiência na competição, é devido ao treinador. Acho o Cuca bom técnico, longe dos tops do Brasil, mas bom. Monta bons elencos, trabalha bem os jovens como Bernard e Marcos Rocha, mas é a cara da depressão. Fica chateado e vira reflexo em todo o time. Enfim, acho que já era…

blogesquemadejogo.wordpress.com

Twitter: @esquemadejogo

Facebook: facebook.com/EsquemadeJogo