Notícia Falsa sobre Ministra Maria do Rosário se espalha e traz repercussão

O Blog Joselito Müller que faz paródias com notícias publicou logo após a grande repercussão do Caso do Assaltante que foi filmado tentando roubar uma moto e foi baleado por um polícial em São Paulo, uma notícia que traz em seu título “Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante sendo baleado”,MIN1 rapidamente a notícia se espalhou de forma viral principalmente pelo Facebook onde as pessoas a encararam como verdadeiro, trazendo uma revolta popular. Eu mesmo li muitos xingamentos a Ministra e tal, porém a notícia é falsa, e tal repercussão fez com que a Secretaria de Direitos Humanos soltasse uma nota de Repudio, onde entre outras afirmações se destaca essa:

“Ao atribuir falsas declarações à ministra, o blog comete um ato criminoso e fere princípios éticos fundamentais. “Sou defensora plena da liberdade de expressão, mas a manipulação é inadmissível”.   O blog inventou declarações da ministra sobre o caso de um assaltante que foi baleado por um policial. “No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei”, disse a ministra.”

O que todos que encararam como verdadeira e mesmo a secretaria de Direitos Humanos não viram, é que o BLOG avisa logo abaixo do post: “Atenção: Este é um blog de zuação! Não leve a sério, embora os textos sejam verossímeis.”MIN2

Não é de hoje que notícias falsas feitas por sites e blogs de humor, se espalham pela Internet e fazendo muitos que de fato não prestam atenção no que leem encara-las como verdades, um site também muito conhecido é o G17 que inclusive já teve inúmeras notícias, divulgadas inclusive em Jornais Impressos e até em Grandes Portais de Notícias. É pra rir ou pra chorar? Longe de colocar a culpa nos humoristas, mas será que as pessoas não precisam parar de acreditar no que ta escrito sem ao menos procurar saber se há fontes confiáveis, antes de sair divulgando um fato desses? Será que Jornalistas de sites de notícias estão fazendo em seu trabalho, o que faziam com a Wikipédia na época de faculdade? Usando o CTRL+C e CTRL+V ao invés de exercer a profissão? Muitas perguntas e fecho o artigo alertando, cuidado com o que você lê, antes de sair tomando partido e divulgando algo, vamos ver se é verdade primeiro, vamos ser mais atentos!