“Temos que melhorar muito”

Em 2002, Brasil campeão mundial em cima da Alemanha. Guarde esse dado. Time com Marcos, Rivaldo, Ronaldo fenômeno entre muitos outros bons jogadores! Mesmo com o título, Luiz Felipe Scolari é demitido.

Bem, veio então Carlos Alberto Parreira. Campeão da copa América 2004, no Peru, e campeão da copa das confederações 2005, na Alemanha. Ambos os títulos em cima da Argentina.

Tínhamos uma seleção absurda. Dida, Cafu, Lúcio, Juan, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Zé Roberto, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo. LUC1Tendo como suplentes jogadores como Robinho, Emerson, Gilberto… Enfim, era uma seleção recheada de bons jogadores. Muitos deles cotados a melhores jogadores do mundo. A melhor safra que eu vi.

Vem então a copa do mundo 2006, na Alemanha. Mesmo com todo esse elenco, derrota por 1 a 0 nas quartas de final, para a França, que acabou depois sendo vice-campeã.

Na minha modesta opinião, falha individual de Roberto Carlos e gol de Thierry Henry. O culpado? Carlos Alberto Parreira e uma demissão, após 2 títulos importantes, e grande nome! Todos temiam o Brasil!

Eis que vem ainda em 2006, Dunga. Líder das eliminatórias, campeão da copa América 2007, em cima da Argentina mais uma vez, e campeão da copa das confederações em 2009 em cima dos Estados Unidos. Já não éramos tão temidos mas ainda impúnhamos respeito.

Então vem a copa do mundo de 2010, até que chega nas quartas de final mais uma vez e é eliminado pela Holanda, que também torna-se vice-campeã. Se havia um culpado nessa derrota, foi Felipe Melo, que desviou uma bola que estava na mão do goleiro Júlio César e pisou no peito de Robben, assim sendo expulso e deixando o Brasil com um jogador a menos.

E ai, de novo, após a 2 títulos anteriores à copa do mundo, a melhor posição entre os times sul-americanos, o treinador brasileiro é demitido.

Vem Mano Menezes, ainda em 2010. Perde vexatoriamente a copa América nos pênaltis em 2011 e então é demitido com menos de 2 anos de trabalho.

Até que vem Felipão mais uma vez, e ganha a copa das confederações mas perde vexatoriamente para Alemanha.

Após essa derrota, acredito que a única demissão correta foi feita.

Vem então, mais uma vez, Dunga e em 15 jogos, 13 vitórias e 2 derrotas, sendo uma das derrotas, causando a eliminação precoce da seleção brasileira.

Mesmo com esses número sensacionais, a torcida brasileira já pede a cabeça de Dunga.

Lembra do dado que pedi pra guardar? Brasil vence Alemanha em 2002.

Joachim Low já era da comissão técnica da Alemanha.
12 anos após a derrota na final para o Brasil, a seleção alemã sagrava-se campeã em território brasileiro, curiosamente, e quem era o treinador? Joachim Low! Ele teve 12 anos para preparar a equipe dele, sendo que em 2006, na copa do mundo na Alemanha, a seleção alemã ficou em 4º lugar!

Percebam o tempo que os alemães dão aos seus treinadores.

Vicente Del Bosque na Espanha, o mesmo caso.

A safra brasileira não é das melhores. De craque, temos apenas Neymar. Os outros, são meros coadjuvantes, e como vimos, das últimas 4 demissões, os treinadores tiveram pouca ou nenhuma culpa, com exceção de Felipão.

Será que não devemos ter um pouco mais de paciência com Dunga? Dar tempo ao trabalho dele? Por que não podemos esperar 12 anos, como a Alemanha?

One thought on ““Temos que melhorar muito”

  1. Regina

    Muito bom, Lucas, só um pequeno adendo, você esqueceu do Robinho, que em dupla com o Neymar arrasam.

Leave a Comment