27º Festival Internacional de Curtas-Metragens ocupa 11 salas

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega à sua 27ª edição em 2016! Entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro, são exibidos cerca de 400 filmes de mais de 60 países em seis salas de cinema e unidades de CEUs.

Os locais escolhidos para as exibições são MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira,Espaço Itaú Augusta, Unibes Cultural e Centro Cultural São Paulo, além de cinco CEUs participantes do Circuito SPCine: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Paz e São Rafael. Toda a programação tem entrada Catraca Livre.

Com o tema “O Estado do Mundo”, o festival destaca filmes que tratam de questões sociais, políticas e comportamentais que estão presentes no nosso dia-a-dia, como a censura e a liberdade de expressão, imigrações e a xenofobia, os direitos e a violência contra as mulheres, a acessibilidade e a promoção das diferenças.

A programação é dividida nas mostras principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros e nos Programas Especiais, além de Atividades Paralelas, que incluem debates, workshop e uma instalação audiovisual.

A seleção traz ao Brasil filmes premiados nos principais festivais internacionais, como o espanhol “Timecode” (Juanjo Giménez), que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, mostrando como dois seguranças de estacionamento quebram o tédio de seu trabalho; do português “Balada de um Batráquio” (Leonor Teles), vencedor da Berlinale, que tem a etnia cigana como mote; da animação francesa “A Cabeça Oculta” (Franck Dion), eleita o melhor curta do Festival de Annecy; e o neozelandês “Madame Black” (Ivan Barge), fábula moderna que recebeu o Prêmio do Publico em Clermont-Ferrand.

 Outros destaques são “Os Cravos e a Rocha” (Luísa Sequeira), de Portugal, que traz um raro registro de Glauber Rocha durante a Revolução dos Cravos, e o austríaco “The Exquisite Corpus”, dirigido pelo cultuado mestre do cinema experimental Peter Tscherkassky. A mostra também exibe o francês “Uma Vida Comum”, curta de estreia de Sonia Rolland, ex-Miss France, que nasceu em Ruanda e, fugida do genocídio de seu país, se tornou modelo e atriz na França, tendo atuado em filmes como “Uma Noite em Paris”, de Woody Allen.
Fonte: Catraca Livre

Leave a Comment