XXIII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP

A ANPUH-SP tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o XXIII Encontro Estadual, que ocorrerá de 5 a 8 de setembro de 2016, na UNESP-Assis-SP.

O XXIII Encontro da ANPUH-SP dará prosseguimento às suas reuniões científicas bienais, reunindo historiadores, pesquisadores e estudantes de São Paulo e de diversos estados brasileiros, bem como professores, de escolas de ensino fundamental e médio.

A temática do XXIII Encontro, História: por que e para quem?,permite vislumbrar a necessária avaliação das possibilidades do conhecimento histórico em apresentar à sociedade respostas a problemas sociais, complexos e plurais, cada vez mais explicitados. A reunião de uma gama diversificada de tendências, proporcionada pela programação do Evento, apresenta-se como oportunidade extremamente fértil para o auto-reconhecimento intelectual e para o enfrentamento de diferenças. Enseja a troca de múltiplas experiências originárias do trabalho acadêmico, que vem progressivamente se abrindo para questões presentes, com projetos voltados para uma intervenção mais direta na vida social, marcada hoje pela velocidade da informação que, sem a reflexão capaz de lhe atribuir sentidos e significados, acaba por gerar formas descartáveis de consciência histórica na coletividade.

O Encontro constitui espaço privilegiado de discussão sobre os rumos que a política educacional do Estado brasileiro vem assumindo para o ensino médio e fundamental, e de suas repercussões educacionais e sociais. Daí a importância da participação dos professores da escola básica, para qualificar o debate com outros níveis de ensino no que se refere à produção e à transmissão do conhecimento histórico, principalmente numa fase de mudanças de parâmetros de grande abrangência, como a que atualmente existe no país. Afinal a História, mesmo enfrentando o problema de seu status como linguagem social e os dilemas de seus sistemas de representação e interpretação da realidade, é o campo do saber onde mais claramente se pode dimensionar a natureza das ações dos sujeitos sociais no tempo, razão de sua identidade reafirmada nesta época de diluição das fronteiras do conhecimento. Responder às questões do “por que e para quem” é nosso desafio.