14° Beauty Fair: Conheça as novidades da maior feira de beleza das Américas.

Entre os dias 08 a 11 de setembro, aconteceu a maior Feira Internacional de Beleza, a Beauty Fair, voltada exclusivamente para negócios na área de beleza em geral, abrangendo o comerciante e o profissional do setor. Desde sua criação, em 2005 esse evento cresceu consideravelmente e possui um amplo comércio que se tornou o maior evento e mais influentes das Américas. Reunindo as principais marcas, artistas, profissionais da área de beleza da maior parte do mundo, todos os anos trazendo inovações para esse ramo de beleza.

Chegando em sua 14° edição, o evento de beleza ocorreu no Expo Center Norte. Notoriamente possui números incríveis, como o recebimento de mais de 150 mil pessoas na feira, com expectativa de movimentação financeira de 660 milhões somente nos quatro dias de exposição. Com 500 expositores e mais ou menos a quantia de 2.000 marcas, que trazem novidades em seus produtos diferenciando e abrindo uma livre concorrência entre elas.

Em suas diretrizes a Beauty Fair procura desenvolver, cada vez mais o setor, promovendo muitas atividades educacionais para atualização dos profissionais, que são desde workshops, seminários, simpósios e congressos com assuntos como micropigmentação, estética, maquiagens e até mesmo sobre gestão empresarial e como funciona o mercado da beleza.

O evento abrange diversas empresas desde grande ou pequeno porte, das mais antigas no ramo e as atuai. Uns dos destaques foram o aumento de produtos veganos, que não fazem mal pro meio ambiente e muito menos possuem substâncias prejudiciais aos próprios seres humanos, essas marcas que investem nas áreas veganas são empresas mais conscientes, diferencialmente da L’Oréal que são um dos maiores expositores da feira, com tudo estão na lista do PETA de empresas que fazem teste em animais. Sendo uma das maiores crueldades deixando esses animais debilitados, deformados, com doenças incuráveis até serem descartados ou mortos.

Também esse ano, vemos outro crescimento na feira que são produtos para beleza negra, um dos maiores problemas que esse público enfrenta é a falta de maquiagens e produtos para cabelos. Muitas empresas estão se atentando a esse problema que ampliam ainda mais o racismo, os questionamentos poderão ser levantados em qualquer momento por qual motivo da falta. Além da ausência de representatividade em anos anteriores a própria Beauty Fair viu a necessidade de colocar mulheres/homens negros para modelarem desde a publicidade até suas participações nos eventos, mesmo ainda sua maioria serem brancos. Outro ponto importante de se pensar é a padronização de beleza e a pressão estética que fazem muitas pessoas sofrerem.

A Beauty Fair é um evento grandioso e importante, em muitos sentidos e por si só possui responsabilidades, é um vento grandioso e incrível, tendo seus pontos positivos quanto os negativos, mas que vale a pena conferir.