32ª Bienal de São Paulo recebe mais de 80 artistas

Evento acontece entre setembro e dezembro com maioria de artistas mulheres

2016 é ano de Bienal de Arte em São Paulo! O evento, que chega à 32a edição, tem como tema “Incerteza Viva” e recebe 81 participantes, entre artistas e coletivos. A exposição acontece de 10 de setembro a 12 de dezembro no Ibirapuera, noPavilhão Ciccillo Matarazzo. A entrada é Catraca Livre.

Com curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México), a mostra busca refletir sobre as condições atuais da vida e as possibilidades oferecidas pela arte contemporânea para abrigar e habitar incertezas.

Neste ano, participam artistas de 33 países – em especial nascidos após 1970 e mulheres, sendo que estas configuram mais da metade dos convidados.

Muitas das obras atualmente em desenvolvimento envolvem residências artísticas na cidade de São Paulo e viagens de pesquisa pelo Brasil. Alguns dos destaques são Carla Filipe que, em parceria com o Instituto de Botânica de São Paulo, desenvolve uma horta com plantas alimentícias, espontâneas e em extinção; Iza Tarasewicz investiga a presença do ritmo musical polonês Mazurka no Brasil; Dalton Paula visitou três cidades envolvidas na economia do tabaco e Pilar Quinteros partiu para a Serra do Roncador, no Mato Grosso, a fim de seguir os rastros de Percy Fawcett (1867-1925), explorador desaparecido nos anos 1920.

Outros nomes que marcam presença no evento são Alicia Barney, da Colômbia; Ana Mazzei, de São Paulo, Anawana Haloba, da Zâmbia; o paulistano Antonio Malta Campos; a brasiliense Bárbara Wagner, que hoje vive no Recife, e o paraense que agora vive em Brasília, Bené Fonteles.

Fonte: Catraca Livre

Leave a Comment