Boato: hoax da “Convenção Berner e Estatuto de Roma” volta a atacar no Facebook

Boato: hoax da “Convenção Berner e Estatuto de Roma” volta a atacar no Facebook

por EBC

A polêmica causada pela nova política de privacidade (que já não é tão nova assim) da rede social Instagram (que pertence ao Facebook) fez com que um hoax(mensagem falsa compartilhada freneticamente na web) voltasse a se espalhar no Facebook.

Boato: hoax da “Convenção Berner e Estatuto de Roma” volta a atacar no Facebook
Boato: hoax da “Convenção Berner e Estatuto de Roma” volta a atacar no Facebook

Com medo de que o Instagram (e, conseqüentemente o Facebook) utilize imagens dos usuários de forma comercial, usuários estão compartilhando uma declaração na qual dizem não ceder a imagem para ser utilizada na rede social.

O grande problema é que a simples declaração não adianta nada. Com base em leis inexistentes como a “Convenção Berner”, o “Estatuto de Roma” (que existe, mas não contempla ações em redes sociais e a “UCC 1 1-308-308 1-103” (apenas números sem sentido), a mensagem não tem efeito algum sobre as políticas de privacidade do site,

Confira o hoax compartilhado por usuários no Facebook:

Aos dezoito dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e doze, encontrando-me no pleno gozo das minhas faculdades mentais, eu, titular desta conta no Facebook, declaro, para quem interessar possa e em especial para a empresa administradora do Facebook, que meus direitos autorais estão ligados a todos os meus dados pessoais, comentários, textos, artigos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc (como resultado da Convenção Berner). Para uso comercial dos itens mencionados acima, meu consentimento por escrito será sempre necessário. Pelo presente comunicado, venho notificar o Facebook que fica estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. As referidas acções proibidas também se aplicam aos funcionários, estudantes, agentes e/ou membros de qualquer equipe, sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e suas informações confidenciais. A violação da minha privacidade pode ser punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e Estatuto de Roma) e no Brasil pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)”.

OBS: O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Todos os membros são aconselhados a publicar uma nota como esta; se preferir, você pode copiar e colar esta versão. Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, você estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como as informações contidas na sua atualização de status do perfil.

OPINIÃO:

Postei essa nota publicada pela EBC, para alertar a você que nos acompanha, pois notei que novamente esse hoax está rondando o Facebook! Acredito que esteja na hora das pessoas pesquisarem um pouco mais antes de sair divulgando qualquer informação!

Leave a Comment