No sufoco, Palmeiras vence Rio Claro e se mantém entre os primeiros

Palmeiras e Rio Claro se enfrentaram pela sétima rodada do Campeonato Paulista de Basquete, no Palestra Itália. O Verdão confirmou o favoritismo e venceu sua 4ª partida seguida, a 5ª no campeonato, por 97 a 93. A vitória só veio no tempo extra, após empate por 81 a 81 no tempo normal.

A partida foi tecnicamente fraca, com muitos erros dos dois lados. Vejo esse time do Palmeiras tomando forma, mas ainda muito instável, o que é normal se considerarmos se ainda estamos em começo de temporada. Já o time do Rio Claro é um dos mais fracos do campeonato, não é à toa que está em último e sem nenhuma vitória.

A equipe do interior até que conseguiu surpreender e por muito pouco não saiu com a vitória, mas a inexperiência acabou pesando. O time é muito dependente do armador norte-americano Brown, que acertava os arremessos de tudo quanto é canto e saiu como cestinha do jogo, com 30 pontos.

2013-08-22 21.38.48

O Palmeiras acabou vencendo apenas na prorrogação. O grande destaque do Verdão foi o ala Guto, um dos mais experientes do time, que veio do banco de reservas e foi um dos responsáveis pela recuperação do Palestra no jogo, anotando 17 pontos e três bolas de três pontos.

“No basquete não tem muito isso de titular ou reserva. É lógico que eu gostaria de ser titular, mas tem que entrar, jogar e prestar atenção no que o técnico está falando”, disse Guto.

“A gente sabia que ia ser um jogo bem disputado, principalmente por conta do nível do Palmeiras. A gente por pouco não saiu com a vitória, mas eu dou os parabéns ao Palmeiras, que soube se recuperar e trazer a torcida para dentro da quadra, e isso acabou dificultando”, falou o ala-pivô Vinícius, de Rio Claro”.

“Foi um jogo muito difícil, eles tem bons jogadores, mas nós precisamos jogar muito melhor. Temos que treinar todo dia, pois não tem jogo fácil no Campeonato Paulista”, afirmou Caleb Brown, armador do Palmeiras.

Com a vitória, o Palmeiras embolou a disputa pelas primeiras colocações do campeonato. O Verdão está em 2º lugar, empatado com São José, Paulistano e Mogi e na cola do líder Bauru, que tem uma vitória a mais. Já o Rio Claro segue na lanterna, com sete derrotas e nenhuma vitória.

 Confusão

Gostaria de registrar um fato que presenciei no ginásio. Um grupo de torcedores do Palmeiras se localizava na arquibancada atrás do banco de reservas do Rio Claro. E como é natural de qualquer torcida, eles pressionavam e xingavam os jogadores do time adversário. Até aí, normal, isso tem em todo lugar e faz parte do esporte. Porém, um membro da comissão técnica do Rio Claro passou a xingar os torcedores e iniciou um bate-boca desnecessário. Os torcedores estavam na deles, fazendo o papel de torcedor, e quem é atleta ou membro de um time tem que aprender a conviver com torcida adversária.