O “Imbatível” Jon Jones e o Legado Gracie

Por Rafael Coelho Garcia

Prepotente ou Arrogante? Nas últimas semanas o atual campeão dos meio-pesados e candidato a melhor da história (Segundo palavras do Mega boss Dana White) tem se pronunciado mais do que o normal. John Jones parece ter deixado a humildade de lado e resolveu entrar para o mundo das celebridades.

Sábado, dia 21/09/13 acontece o UFC 165 (Jones x Gustafsson) e o atual campeão parece que aprendeu algo em sua última luta contra o marketeiro Chael Sonnen. Jones declarou que Glover Teixeira é um “Rampage que derruba melhor” em claro tom de deboche, alegou que Daniel Comier  deveria se preocupar com os pesos pesados ao invés de cavar uma eventual vaga nos meio pesados. Além disso, declarou que seu rival Gustafsson “recebe muitos golpes, diferentemente de mim” e lançou um desafio a Anderson Silva sobre uma suposta super luta entre os dois. Suas palavras exatas foram: “A super luta pode acontecer caso Spider vença sua próxima luta”. Esqueceu que ele também precisa vencer a próxima luta.

Jones e Gustafsson: 1,93 cm x 1,95 cm. Duelo nas alturas! Trocadilho Infame! Segue o Jogo!

Jones e Gustafsson: 1,93 cm x 1,95 cm. Duelo nas alturas! Trocadilho Infame! Segue o Jogo!

Jon Jones é fantástico em quase todos fundamentos, é muito alto para sua categoria e muito forte também. Muitos questionam se o lugar de Jones não seria nos pesos pesados. A realidade é que ele bate o peso em toda luta e reina absoluto na categoria batendo nomes como Machida, Shogun, Belfort, Rashad Evans… Todos sem muito trabalho.

Confesso que não vejo muitas chances de vitória por parte do sueco, que apesar de seu tamanho, não tem a mesma força do americano, e isso conta e muito na hora das quedas e ground pound. O sueco possui porém, poder de nocaute, tem um excelente chute e boa trocação. As derrubadas também serão um problema para Jones. Ainda assim, o atual campeão deve vencer seu próximo desafio. Em caso de nova vitória, Jon Jones pode escolher dois caminhos: 1° Continuar na divisão e aceitar a luta contra o último bom lutador da categoria que ainda não foi derrotado, Glover ou 2° Subir de categoria, lutar nos pesados, enfrentar Cigano, Overeem, Pezão, Mark Hunt, Roy Nelson (Walter Friboi do MMA) e Cain Velasquez. Como o brasileiro Cigano já declarou após entrevista de Jones, “Nos pesados a coisa é mais embaixo”. Basta descobrirmos se Jones se acomodará como Spider ou se buscará novos desafios nos pesados.

Renan Barão (2° da dir. para esq.) e amigos "intimidando"Dominick Cruz (Esq.) em visita ao Brasil.

Renan Barão (2° da dir. para esq.) e amigos “intimidando”Dominick Cruz (Esq.) em visita ao Brasil.

Teremos também a presença de um brasileiro no UFC 165. Renan Barão, número 1 do ranking x Eddie Wineland, número 4 do ranking. Os dois duelam pela categoria peso galo, que atualmente tem como dono do cinturão Dominick Cruz, o Ali do MMA devido ao seu jogo de pernas. Acho esse cara fantástico mas está machucado por mais de 1 ano, o próprio lutador ja admitiu que não faz sentido o UFC manter ele como campeão por tanto tempo. Renan Barão é um excelente lutador, detém o cinturão interino da categoria e vem derrubando adversário atrás de adversário na longa espera pelo confronto com Cruz que deve acontecer em fevereiro do ano que vem. Acho que Renan vence, mas em uma luta durrísima, afinal são dois lutadores top 5 da categoria. Outras lutas fecham o evento, mas nenhuma que vale a pena ser mencionada. Alguns coadjuvantes para as duas grandes lutas da noite.

Royce Gracie detona a família

Em entrevista, Royce Gracie precurssor do esporte e campeão de 3 das 4 primeiras edições do UFC deu fortes declarações criticando os lutadores Gracie no MMA atual. Segundo Royce, a nova geração da família esqueceu sua especialidade e ignorou suas tradições. Royce ainda afirma que a nova geração de Gracie se preocupa demais em aprender outras técnicas e acaba esquecendo a principal e mais eficiente de todas: O Gracie Jiu Jitsu.

Realmente, as últimas lutas do clã Gracie tem sido decepicionantes para não dizer pior. Roger Gracie em sua estréia no UFC perdeu para Tim Kennedy. Roger até tentou aplicar a luta no chão, mas cansou. Estréia decepcionante para o Deca Campeão mundial de Jiu Jitsu. Isso mesmo, dez vezes campeão mundial. Após a luta Roger foi demitido do UFC.

Outro membro a passar “vergonha” em sua última apresentação foi Rolles Gracie. Em sua luta contra Derrick Mehmen, sofreu um nocaute fenomenal, conforme verão no vídeo abaixo. Gregor Gracie também perdeu sua última luta e Neiman Gracie foi o único a vencer seu último confronto.

http://www.youtube.com/watch?v=vxW-7QBZaps

A família Gracie ainda “domina” o jiu-jitsu mundial. Vira e mexe fazem campeões, porém quando estes vão para o MMA, focam na trocação, chutes e esquecem sua especialidade. Aprender todas técnicas é necessário, mas saber se utilizar de sua melhor qualidade é mais necessário ainda.

A melhor técnica de luta do mundo é brasileira e os brasileiros não a utilizam. Cigano, Spider, Machida, Shogun, Glover, José Aldo, Damian Maia, Renan Barão… Temos lutadores top em todas categorias, nenhum Gracie. Dos lutadores acima citados, apenas Glover e Maia aplicam o bom e velho “Brazillian Jiu Jitsu”, apesar de todos serem faixa preta.

Kyra Gracie: O maior legado da família!

Kyra Gracie: O maior legado da família!

Fico triste ao ver o legado da família sendo destruído, mas renovo minhas esperanças em Kyra Gracie. Única mulher faixa preta da família deve estrear no UFC ainda este ano e levará na bagagem oito títulos mundiais de jiu jitsu, um sobrenome de respeito e um sorriso que ai meu deus!

Vamos aguardar os próximos passos da família mais bem sucedida do mundo na história das artes marciais. Torço por eles e por ela!

www.esquemadejogo.com.br

@Esquemadejogo

facebook.com/EsquemadeJogo