Análise: NBA 2013-14

A temporada 2013-14 da NBA vai chegando à sua metade e cresce a expectativa para os playoffs. Gostaria de fazer algumas considerações e reflexões sobre tudo o que rolou até agora. Confiram:

– Temporada marcada por muitas contusões, o que enfraqueceu um pouco o nível do campeonato. Os principais casos foram os de Kobe, Derrick Rose, Russel Westbrook, Al Horford e Chris Paul.

– Há uma disparidade muito grande entre as duas conferências. Enquanto na Oeste a disputa pelos playoffs é feroz, na Leste vemos Indiana e Miami sobrando. O Toronto Raptors, por exemplo, que está em 3º no Leste, se jogasse no Oeste estaria fora dos playoffs.

– O Indiana Pacers é um sério candidato a destronar a supremacia do Heat. Paul George, Lance Stephenson e Roy Ribbert evoluíram absurdamente e o banco de reservas está bem qualificado com Danny Granger, Luis Scola e CJ Watson. Com o mando de quadra nos playoffs, o Indiana tem grandes chances de bater o Miami e chegar à final.

pacersstarting5

– Chicago Bulls mais uma vez tendo que jogar uma temporada inteira sem Derrick Rose. O técnico Tom Thibodeou  vem tirando leite de pedra, mas com o time atual é impossível brigar por título. Resta saber se a diretoria vai saber aproveitar o dinheiro em caixa com a saída de Luol Deng. O banco da equipe também está muito enfraquecido.

– Equipes como Washington Wizards, Cleveland Cavaliers e Sacramento Kings continuam como eternas promessas.. O Washington, por exemplo, venceu Oklahoma e Portland, deu sufoco no San Antonio, mas na partida seguinte perde para o Cavaliers em casa. Já o Cavs desperdiçou sua primeira escolha de draft e apostou em um treinador fraco, Mike Brown. Para o Kings, a evolução de DeMarcus Cousings pode ser um bom sinal para a próxima temporada, mas só isso não será suficiente.

– Kevin Durant literalmente vem jogando por dois e suprindo a ausência de Westbrook com maestria, fazendo o OKC se manter na briga pela primeira posição do Oeste com Spurs e Blazers. O Portland, por sinal, é uma das agradáveis surpresas da temporada e se firmou nas primeiras posições. Lillard e Aldridge vem jogando uma barbaridade. Para título, porém, ainda falta banco.

– Apesar da idade avançada de seus três principais jogadores (Duncan, Parker e Ginóbili) e de contusões, o Spurs mantém a regularidade de sempre e é candidato ao título. Méritos para Gregg Popovich, que consegue executar muito bem a rotação da equipe, sabendo a hora certa de poupar suas principais peças e ainda assim mantendo a equipe competitiva.

– Olho também no Golden State Warriors. A equipe de Oakland, que na temporada passada deu uma canseira no San Antonio Spurs nos playoffs, promete dar muito trabalho na pós-temporada. Stephen Curry vem se consolidando como um dos melhores armadores da liga e David Lee parece estar livre das contusões. A chegada de Iguodala era a peça que faltava para o time pensar em título.

golden-state-warriors-jerseys-2

– Brasileiros: Apesar das constantes lesões, Nenê é um dos melhores pivôs da Liga quando está 100%. Tem basquete para estar em um time melhor. Varejão vem recuperando o ótimo nível da temporada passada, que se não fosse a contusão, certamente o teria levado para o All-Star. É um desperdício estar em Cleveland, apesar de ser ídolo da torcida local. Leandrinho voltou para a equipe onde teve a melhor fase da carreira e vem conquistando seu espaço no Phoenix. O Suns, aliás, é uma grata surpresa, com grandes chances de ir ao playoffs na Conferência Oeste, a mais difícil. Faverani parece não ter se adaptado ainda à NBA. Já Tiago Splitter vem recuperando a melhor forma após uma contusão.

E aí, concordam?