2ª Semana do Japão leva atividades à Biblioteca Mário de Andrade

Temos uma ótima sugestão de programa para os entusiastas da cultura nipônica! Entre os dias 18 e 24 de julho, a Biblioteca Mário de Andrade recebe a segunda edição da Semana do Japão, que ocupa o local com atividades que vão de haicai à meditação. Toda a programação tem entrada Gratuita.

O evento destaca a forte influência da cultura nipo na produção cultural e artística brasileira por meio de apresentações de música e dança, além de cinema, feirinha gastronômica e muito mais.

A abertura acontece no dia 18, a partir das 19h, com o lançamento do catálogo impresso “Pisho Xodô: a escrita como ato”, projeto de aproximação entre a pichação e o shodô, que aconteceu na Casa das Rosas no início deste ano. No dia, serão colocados à venda catálogos com tiragem limitada.

Duas grandes exposições marcam a abertura dos trabalhos e ficam disponíveis 24h até o dia 30 de julho: as obras de Midori Hatanaka, e a mostra “De Identidades e Identificações”, com trabalhos de Helena Hashimoto. A primeira traz peças elaboradas em papel de arroz, tinta acrílica e folha de ouro, encapsuladas em placas de acrílico, inspiradas no famoso “O Livro de Cabeceira” ou “O Livro de Travesseiro”. A segunda tem a proposta de concretizar mil representações de faces conhecidas utilizando vários procedimentos de gravura.

Créditos: divulgação Biblioteca Mário de Andrade recebe 2ª Semana do Japão
Créditos: divulgação
Biblioteca Mário de Andrade recebe 2ª Semana do Japão

Além da programação cultural com shows e filmes, haverá oficina de culinária japonesa, na qual o público pode aprender a fazer receitas de yakissoba, arroz para sushi e sushis (temaki e hosomaki); oficina de origami, aberta para adultos e crianças e feirinha gastronômica, com os foodtrucks: Furikake, Samurai Kobe, Lamen 4 you e Matsuo Sushi e, para adoçar o paladar, os doces da Choco gourmand.

Confira a programação completa clicando aqui.