Crítica e análise do livro: Uma Curva No Tempo

Estou sem palavras, pois esse livro me encantou de uma forma que nunca pude imaginar, me arrancando lágrimas do início ao fim. Foram tantas emoções que o livro despertou em mim, e tantas lembranças também. Um livro lindo e arrebatador que leva – nos a pensar o quanto devemos valorizar a nossa vida nos mínimos detalhes e também na vida das pessoas ao nosso redor. Esse livro te dará uma segunda chance na sua vida, como a personagem principal teve apenas para mudar o modo seu modo de olhar as coisas e ter um final feliz.

O que você faria se acordasse e percebesse que toda a realidade a sua volta mudou? Que sua vida agora é muito melhor do que antes, que tudo que você tinha vivido até então, não passasse de, quem sabe, um sonho? E o pior, como explicar as pessoas a sua volta que nada disso o faz sentido?

O livro conta a estória de Rachel, que teve sua vida transformada após um trágico acidente no qual levou seu melhor amigo, Jimmy, a morte.Tudo aconteceu na noite em que ela e seus amigos resolveram fazer uma despedida do ensino médio ecomemorar o novo passo dado, a universidade. Rachel tinha grandes planos, cursar Jornalismo e permanecer ao lado do seu namorado Matt,mas o inevitável acontece, onde um carro em alta velocidade perde o controleem uma curva e acaba atingindo o restaurante em que eles estavam. Muitos conseguem escapar, mas Rachel acaba presa e sem saída, nesta hora, Jimmy, seu melhor amigo, volta e consegue salvá-la antes de ser pega pelo carro, mas ao salvá-la, Jimmy é quem perde a sua vida.

Cinco anos se passou, e Rachel não conquistou nada que o havia planejado para o seu futuro, se mudou para Londres, passando a morar em apartamento nada agradável e, para piorar ainda mais sua situação, seu pai sofre de câncer e ela, de fortes dores de cabeça quase sempre, e ainda carrega uma cicatriz no seu rosto que o faz se lembrar do acidente e a culpa pela morte de seu melhor amigo, ou seja, sua vida não é nada muito boa. Depois de anos longe de tudo e todos, Rachelse vê obrigada a voltar a sua cidade natal para o casamento de sua melhor amiga Sarah, ainda relutante em reaver alguns de seus amigos, ela resolve encarar esse desafio.

Se Rachel achou que sobreviveria ao enfrentar seus medos e temores, talvez interpretasse mal, pois logo na sua primeira noite, Rachel é levada a muitas descobertas que talvez não a estivesse preparada, como o fato de seu eu ex-namorado queagora namora ninguém mais do que sua amiga Cathy, sem contar no clima tenso ao perceber a falta de Jimmy, e a louca teoria de que ele era apaixonado por ela, isso a acaba esgotando e levando a ir embora do local, mas no meio do caminho Rachel sofre um colapso devido as fortes dores de cabeça e acaba inconsciente ao lado do túmulo de Jimmy.

Ao recobrar a consciência, Rachel percebe uma mudança, seu pai está muito bem da saúde, ela se encontra noiva de Matt e leva uma vida que sempre sonhou com uma carreira de jornalista e o melhor, seu melhor amigo Jimmy está vivo.

Sem saber o que de fato aconteceu, Rachel acha que morreu e está no céu, e o que faz parecer loucura para os outros, e aindarecebe o diagnóstico de que sofre de amnésia. Na luta para mostrar que está lúcida que nunca, Rachel parte para uma busca pelo o que realmente pode ter acontecido que levou a ter uma outra vida totalmente desconhecida. E é aí que tudo vai desenrolando onde ela só tem uma teoria: que a realidade havia de algum modo se dividido em duas no momento do colapso/acidente.

Creio que já contei demais certo. Super recomendo que você leia esse livro e tenho certeza que ira ficar impressionado. A leitura é bem gratificante, gostosa de ler. É narrado em primeira pessoa, pela própria Rachel, e sem contar às emoções que o livro consegue nos despertar de um modo que é impossível de conter as lágrimas. Em váriosmomentos da histórianos é levados a novas teorias sobre o que realmente poderia ter acontecido, e isso teprende ao livro pois a curiosidade não pode vencer, e esse é um grande ponto positivo do livro. O final é mais surpreendente ainda, inesperado, pois a autora não entrega o ponto exato da história, ela simplesmente deixa que os leitores tirem suas próprias conclusões do que realmente aconteceu, e creio eu, que as várias alternativas podem estar certas. Espero que tenham gostado da resenha e como também espero que um dia vocês leiam, se já leu, me contem o que achou.

Melhores Quotes

O quarto oscilou; eu sabia que a cor devia ter sumido do meu rosto. Estendi a mão cegamente para o portal, sabendo que não ia adiantar nada. Ao desmoronar no chão, num desmaio digno de uma dama vitoriana, tive tempo de dizer uma única palavra: – Jimmy! CAP. 5, pág. 80

Pequenas coisas: pessoas retornando da morte, curadas de doenças graves, e não vamos esquecer o inesperado acréscimo de um noivo. Mentalmente, atirei esses problemas para o lado como se fossem uma chuva de confere. Eu não permitiria que meus pensamentos acelerados se desviassem. CAP. 07, pág. 99

Que som era aquele? No sonho eu podia ouvi-lo com clareza, e a medida que os tentáculos de sono começavam a relaxar o aperto, percebi que se tratava de um alarme. Enquanto piscava, despertando, ainda podia ouvir o bipe. Tonta, estendi a mão para a mesa de cabeceira. Devia ser o alarme de um relógio que eu inadvertidamente ajustara antes de dormir. No entanto, minha mão, tateando, não encontrou nenhum relógio ao lado da cama. CAP. 9, pág. 158

-Mas e se nunca descobrirmos o que de fato aconteceu? Se nunca encontrarmos as respostas? O que vamos fazer?(Rachel)
-Bem, você se lembra bem dos seus primeiros dezoito anos de vida, não é? (Jimmy)
-Lembro. Até a noite só acidente. (Rachel)
-Então, no panorama geral, só estamos falando de termos inexplicavelmente… perdido… uma pequena parte do seu tempo do seu passado. Acho que o que você precisa se perguntar é quanto tempo e energia você quer gastar olhando para trás. A mim, pessoalmente, o seu passado interessa menos do que o seu futuro. (Jimmy). CAP. 12, pág. 212

Avaliação do livro:

Título: Uma Curva no Tempo
Autora: Dani Atkins
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano: 2015
Avaliação: 5/5
Sinopse: A noite do acidente mudou tudo… Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim… Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte… Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

 

De: Nathália Bastos – Designer de Moda e Blogueira Literária (Biblioteca Lecture)
Email para contato: nathalia_bastos@hotmail.com