Em noite inspirada de Lebron, Heat vence Spurs e conquista o título da NBA

Em outra partida memorável, o Miami Heat venceu o San Antonio Spurs no jogo 7 das finais e se sagrou tricampeão da NBA. Lebron James deu uma resposta à altura para aqueles que o chamavam de “amarelão”: 37 pontos, 12 rebotes e o prêmio de MVP das finais pelo segundo ano consecutivo.

O jogo de ontem não foi tão bom quanto o jogo 6. As duas equipes erraram bastante a pareciam sentir o nervosismo de um jogo 7. Porém, o final foi emocionante e apenas coroou um dos duelos mais equilibrados dos últimos tempos. Como lembrou o comentarista Eduardo Agra, da ESPN, essa série lembrou em muito os embates entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers dos anos 80, quando Larry Bird e Magic Johnson davam o ar da graça.

Lebron James e Dwyane Wade comemoram título da NBA/Getty Images
Lebron James e Dwyane Wade comemoram título da NBA/Getty Images

Como eu disse eu um post recente, acho o San Antonio uma equipe mais organizada coletivamente que a do Miami e possui três verdadeiros craques de bola em seu elenco: Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili. Porém, o Miami conta com Lebron James e Dwyane Wade, e uma equipe que tem esses dois jogadores é capaz de superar qualquer organização e esquema tático.

Em vários momentos se percebe que o Miami fica totalmente à mercê das jogadas individuais de Wade e James. Um dos dois simplesmente pega a bola na defesa, chega no ataque e decide sozinho. Com isso, fica a dúvida: como marcá-los? Se você dá espaço, eles acertam de longe. Se você aperta, eles batem pra dentro e convertem. Vale lembrar que Dwyane Wade vem jogando machucado e pouco apareceu nas séries anteriores. Parecia que o camisa 3 era um jogador comum, que apenas observava Lebron James resolvendo as coisas. Para a sorte do Miami, Wade resolveu jogar nessa final.

Já o Spurs  foi extremamente prejudicado pelo péssimo desempenho de Manu Ginóbili na série como um todo. Ontem ele até que fez uma boa partida, mas nem de longe era o Ginóbili que estamos acostumados a ver. Outra fato que pesou contra a equipe do Texas foi a falta de um armador reserva para revezar com Tony Parker. Quando o francês sai de quadra, o time fica totalmente sem rumo. Para completar, a derrota no jogo 6, quando o título estava praticamente nas mãos, deve estar martelando até agora na cabeça dos atletas

Infelizmente, agora só teremos NBA de novo em outubro. Até lá, o que nos resta é acompanhar as movimentações do mercado e a formação das equipes para a próxima temporada. A boa notícia é que Tim Duncan descartou se aposentar agora, como estava prevendo a mídia norte-americana. O basquete agradece…

Só pra constar: Lebron James conquistou seu segundo título de NBA e Wade o terceiro. Será que vem mais por aí?