E não é que nós ganhamos mesmo?

Por Bruno Faria

A toda poderosa Espanha, Seleção do Tic-Tac, passes precisos e posse de bola marcante, sofreu sua primeira derrota em jogos oficiais desde a estreia da Copa do Mundo de 2010, posteriormente vencida por ela. Perdeu e perdeu feio. O acachapante placar de 3 a 0 traduz exatamente o que foi a partida. Os espanhóis, acostumados a controlar seus jogos e ouvir o “olé” da torcida contra seus adversários, foram à lona e o feitiço virou contra o feiticeiro.

blogesquemadejogo
blogesquemadejogo

Esse placar levanta uma série de questionamentos: Será que o Brasil está pronto? Será que a Espanha não é nada disso? Até que que ponto o gol logo no início desestruturou a armação espanhola? Qual o motivo de a torcida brasileira pegar tanto no pé dos espanhóis?

O que eu mais ví por aí foram teorias da conspiração. Disseram até que a Dilma comprou esse jogo por R$ 500 milhões. Parem de desmerecer a própria seleção. Como se a Fifa aceitasse apenas 500 cruzados para vender algo. Como se a Dilma fosse burra de correr esse risco, justamente no momento em que o povo acordou. Brasileiro sempre foi tomado por um complexo de vira-lata em todas as comparações com outros países em todas as áreas possíveis, mas, ao menos no futebol, nos orgulhávamos de nosso talento natural.

A Espanha é melhor? Sim. A Espanha tem mais entrosamento? Sim. A Espanha era favorita? Não, pois jogamos no Maracanã, com apoio e não com vaias de nossa torcida. O Brasil é favorito a ganhar a Copa após esse resultado? Não, mas estamos no caminho certo. Existem algumas seleções mais preparadas que a nossa, mas o que fizemos nessa Copa das Confederações foi uma amostra do poder do nosso futebol. Mais do que isso, do poder da nossa torcida. Essa é a nossa maior vantagem.

Fred, na minha opinião, foi o melhor jogador da competição, mas a Fifa escolheu o Neymar. Compreensível. Não posso dizer que foi injusto. Apenas penso que o atacante do Fluminense foi tão decisivo quanto o moleque do cabelo esquisito e merecia estar pelo menos entre os três melhores.

Final Bolão Esquema de Jogo:

Nenhuma novidade no bolão. Mesmo sem marcar nenhum pontinho ontem, continuo sendo o mais sóbrio dessa bagaça. Já o Estiva? Ah Estiva… Nigéria e Taiti 1 a 1????

Bruno: 31 pontos;

Danilo: 30 pontos;

Felipe: 20 pontos;

blogesquemadejogo.wordpress.com

Twitter: @esquemadejogo

Facebook: facebook.com/EsquemadeJogo